domingo, 24 de julho de 2011

Ovinocultura:



Como obter sucesso na criação de ovinos:

Em sistemas empresariais de criação de ovinos, sejam eles destinados para produção de leite, lã, carne ou animais para exposição, é de fundamental importância existirem objetivos na atividade de produção e nas metas a serem alcançadas. De modo geral, os diferentes sistemas de produção de ovinos no Brasil encontram-se desorganizados, pela falta de conhecimento na aquisição dos animais, alimentação inadequada, falta de controle sanitário e de manejo dos ovinos, descarte dos animais de forma errada e comercialização de ovinos sem nenhum critério. Em muitos casos, o criador de ovinos está insatisfeito com a atividade ou já desistiu da criação.

Para que a criação de ovinos possibilite lucratividade e permaneça no sistema de produção, é indispensável que haja: planejamento das atividades a serem realizadas, escrituração zootécnica dos animais, controle dos custos de produção e demais gastos, controle dos produtos (lã, leite, animais para abate ou para exposição) para venda e registros dos possíveis compradores ou contratos pré-determinados.

É necessário o acompanhamento de um profissional especializado na criação de ovinos, que tenha condições plenas de gerenciar o sistema de produção, tanto no manejo dos animais, como na sanidade, alimentação e outras atividades relacionadas com o sistema. Outro fato de importância para o sucesso da criação é a escolha dos funcionários que irão lidar com os animais no dia a dia, os quais devem gostar do que fazem e que também aceitem o treinamento transmitido pelo profissional responsável pela atividade, para melhorar a eficiência de produção e seu trabalho diário.

O sistema de produção conduzido da forma que foi citada anteriormente, com certeza vai ter melhores resultados do que uma criação de ovinos que não apresenta nenhum tipo de planejamento e acompanhamento técnico adequado.

Planejamento das atividades a serem realizadas:

Pode ser feito para um período de um ano ou mais, sendo necessário que o mesmo seja executado em partes para permitir o acompanhamento mensal das atividades realizadas e das que ainda serão executadas. O planejamento é indispensável nos sistemas de criação de ovinos que tem como finalidade gerar lucro, além de auxiliar na organização do sistema de produção e permitir eventuais correções ao longo do tempo.

Escrituração zootécnica dos animais:

Permite conhecer cada individuo do rebanho, de acordo com as variáveis pré-determinadas. Exemplos: desempenho dos animais, enfermidades, abortos, data de cobertura, nascimento e outros acontecimentos do sistema. As anotações dos fatos ocorridos com os animais no dia a dia da propriedade são de fundamental importância para identificar os animais de descarte (animais que não produzem adequadamente para o tipo de sistema de produção adotado), além de permitir conhecer os ovinos que se destacam no rebanho para seleção destes indivíduos (animais mais produtivos) no intuito de melhorar a eficiência de produção e possibilitar maior lucro para o sistema.

Animais que apresentam baixa produção, diagnosticados através da escrituração zootécnica, devem ser descartados, pois diluem o lucro da propriedade, além de serem em muitos casos os que dão as maiores despesas (animal problema). Outra vantagem de registrar as informações dos ovinos é a possibilidade de determinar manejos estratégicos de acordo com as informações já existentes, como: duração da estação de monta, período de lactação, engorda dos animais destinados para abate, momento de comercialização da produção.

Controle dos custos e demais gastos:

Através da anotação diária dos acontecimentos do sistema de criação, pode-se determinar no fim de cada mês ou ano, os custos para manter a atividade de produção (custos fixos e variáveis) e conhecer onde podem ser diminuídos os gastos ou em quais áreas pode-se investir para melhorar a atividade e aumentar a lucratividade. A partir deste controle é possível saber se a atividade está dando lucro, prejuízo ou em equilíbrio financeiro.

Venda dos produtos:

A venda dos produtos vai depender da finalidade da criação (leite, lã, carne ou de animais para exposição). De modo geral, um mesmo produto (exemplo: venda de animais para abate), pode ter diferentes preços entre diferentes propriedades, pois deve ser levado em consideração a distância das propriedades e tipo de acesso das mesmas até o frigorífico ou abatedouro, as raças ou composição genética utilizadas em cada criação, o tipo de sistema de produção (extensivo, semi-intensivo ou intensivo), a alimentação adotada de cada propriedade.

Uma medida importante independente da finalidade de criação é produzir de maneira diferenciada (exemplos: animais produzidos em sistemas orgânicos, confinados ou que apresentem melhores características da carne). No caso das propriedades que comercializam matrizes e reprodutores para venda, a escrituração zootécnica dos animais é uma maneira de agregar valor aos ovinos a serem comercializados, pois se tem todo o histórico da vida do mesmo.

Uma boa venda do produto é fundamental para a manutenção do negócio. A boa qualidade do produto é imprescindível para garantir futuros negócios.

Profissional especializado na criação de ovinos:

Indispensável nos grandes sistemas de produção e também nas pequenas criações que estão envolvidas em núcleos de ovinocultura ou cooperativas. O profissional responsável pela atividade deve ter experiência comprovada na área de ovinocultura e capacidade de coordenar em quase sua totalidade o sistema de produção e buscar medidas que garantam lucro para a empresa, além de treinar os funcionários que lidam com os animais e resolver os problemas da atividade.

Quando o sistema de criação está bem estruturado e organizado, é fácil para o profissional diagnosticar os desvios, possibilitando que os mesmos sejam resolvidos.

Considerações finais

Diante do que foi descrito, é de extrema importância que o sistema de produção de ovinos seja conduzido com profissionalismo, nunca perdendo o foco dos objetivos a serem alcançados. O acompanhamento técnico, por um profissional com experiência na área (ovinocultura) é de fundamental importância para o sucesso da atividade, pois o mesmo irá coordenar todas as atividades da criação e corrigir os desvios existentes no sistema, facilitando as atividades a serem realizadas diariamente na propriedade.

A anotação de todas as ocorrências na propriedade é de suma importância, pois permite a obtenção de um histórico do sistema de produção que vai tornar a atividade rastreável. A escrituração pode ser realizada manualmente (através de fichas) ou informatizada (através de planilhas ou programas no computador), porém não basta só arquivar as informações, é necessário transformá-las em dados úteis que permitam visualizar de maneira clara o sistema de criação, e o que está ocorrendo com o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário